17.02.2022

Óleo para baixa temperatura para a indústria alimentar OKS 3711

A elevada taxa de utilização das capacidades na indústria alimentar coloca em foco o tema da manutenção
A OKS responde aos fabricantes de produtos congelados com a variante em spray do clássico óleo para baixa temperatura para a indústria alimentar

O mercado dos alimentos congelados na Alemanha está em expansão. Inclusivamente após o abrandamento das mudanças no mercado provocadas pela pandemia de Covid, continua a observar-se uma procura forte e persistente por produtos congelados. A associação profissional da indústria do frio refere um crescimento do volume de negócios rondando os 9% em 2021.
Em consequência, as capacidades de produção dos fabricantes de produtos congelados estão a ser levadas até ao limite há mais de 20 meses. O pior que pode acontecer no processo operativo é uma paralisação do sistema de produção e que o diagnóstico da reparação exija uma peça sobresselente não disponível devido a eventuais constrangimentos no abastecimento. Por isso, em grandes sectores da indústria alimentar, a manutenção foi declarada um tema crucial para os resultados. Sobretudo a lubrificação fiável das unidades de acionamento e correntes de transporte adquire, assim, uma especial importância. Os danos nestes componentes causam paragens de produção, trabalhos de manutenção complexos e, consequentemente, elevados custos.
Mesmo em condições de produção normais, a indústria alimentar coloca altas exigências aos lubrificantes, em particular, nas aplicações de congelação. E isso porque os alimentos congelados, como gelados, pizzas ou produtos de panificação, são produzidos de forma totalmente automatizada com tecnologia de produção avançada, respeitando rigorosamente o processo de refrigeração em cada etapa da produção.
Os lubrificantes convencionais não podem ser utilizados neste caso, pois têm de manter as suas propriedades tribológicas também a temperaturas extremamente baixas de até 50 graus Celsius negativos e, ao mesmo tempo, ser aprovados para a utilização na indústria alimentar.
Já há mais de 10 anos que a OKS, com o OKS 3710, desenvolveu um lubrificante especial para aplicações na indústria alimentar a temperaturas extremas. Este óleo totalmente sintético de baixa viscosidade possui um muito bom comportamento de fluxo e não solidifica sequer a 60 graus Celsius negativos, é inodoro e insípido, resistente ao envelhecimento e também aos produtos de limpeza, desinfetantes e amoníaco. Graças às suas excelentes propriedades lubrificantes, à certificação NSF H1 e à segurança fisiológica, o OKS 3710 tornou-se um clássico entre os óleos para baixa temperatura que, devido às suas características, também é excelentemente adequado para a utilização como óleo universal na indústria alimentar. Outro argumento importante: o OKS 3710 é isento de MOSH/MOAH, um requisito que ganha cada vez mais relevância para os fabricantes de alimentos.
Os grandes sistemas de produção trabalham com lubrificadores automáticos. Assim, as correntes de acionamento dos sistemas de transporte são lubrificadas por meio de bocais, nos quais o óleo é misturado com ar para humedecer a corrente com uma neblina de pulverização uniforme. É aqui que se utiliza o produto de base OKS 3710. Em contrapartida, em muitos equipamentos pequenos, a lubrificação realiza-se de forma manual. Por isso, devido à elevada utilização das máquinas na produção de alimentos, aumenta a procura de lubrificantes pulverizáveis destinados a uma relubrificação rápida, parcial e, sobretudo segura dos sistemas.
Para responder a essa necessidade, em outubro, a OKS integrou na sua gama de produtos o seu óleo para baixa temperatura para a indústria alimentar na versão em spray com a designação OKS 3711. Se bem que a variante em spray e a versão básica possuam as mesmas características técnicas (ver abaixo), foi desenvolvida para o OKS 3711 uma válvula de pulverização que garante um padrão de pulverização uniforme e uma taxa de pulverização constante inclusivamente sob condições de aplicação e temperaturas extremas.

Visão geral das vantagens e benefícios do OKS 3710 / 3711:

• Com registo NSF H1 / Apropriado para aplicação em áreas de produção na indústria alimentar
  • Isento de MOSH/MOAH / Nenhum risco de contaminação dos alimentos com substâncias MOSH/MOAH
  • Óleo de baixa viscosidade / Fácil penetração do lubrificante nas chumaceiras interiores das correntes
  • Muito bom comportamento a baixa temperatura / Especialmente adequado para a utilização no sector dos congelados
  • Resistente à água fria e quente e ao vapor de água, bem como a produtos desinfetantes e detergentes
  • Rentabilidade por longo tempo de serviço / Redução dos custos de manutenção devido à alta proteção contra o desgaste
  • Óleo lubrificante universal / Apropriado para várias áreas de aplicação na indústria alimentar

OKS 3711 - Óleo para baixa temperatura para a indústria alimentar, spray

Serviço técnico e de apoio ao cliente